segunda-feira, 30 de maio de 2011

nr_120154 > Como esconder q uma estampa é Sublimática

Sublimação é o processo de estampagem por transfer q se utiliza de tintas c diluentes ácidos. É o processo em q o sólido, ou seja, a tinta sólida q está no papel de transfer, passa p o estado de gás ou vapor, fixando-se novamente de forma sólida no tecido, sem passar pelo estado líquido: é um processo de transferência q sublima um estado da matéria.

Na área da estamparia este processo é conhecido pela marcante característica de produzir peças muito resistentes à lavagem, arranhões e temperaturas extremas, tanto quentes como frias. Seu principal uso é p tecidos sintéticos, como tecidos de poliéster, PP, PV, helanca, tactel, microfibra, ou os novos tecidos reciclados, ou os q suportam temperaturas de 170 a 200oC por trinta segundos ou mais. Ñ obstante, p a maioria destes tecidos citados, as tintas de origem sublimática são as únicas capazes de cobrir de forma definitiva as fibras, pois, na verdade, ñ cobrem as fibras, mas fundem-se a elas.

O grande problema desse tipo de estampagem é a dificuldade em acertar a cor da estampa; e é nesta incapacidade de calibração, principalmente p bitmaps (fotos) q uma estampa se entrega como sublimática.

Primeiro pq ñ existe, até agora, (mas estou trabalhando nisso) um modo de simular na tela do computador, ou em qualquer outro processo digital, de forma eficiente as cores q serão impressas, pq dependem de muitas variáveis: temperaturas, tempo de exposição, tipo de tinta e matiz predominante.

Vale a pena aqui salientar q os pigmentos ñ são os mesmos p cada cor, e cada um apresenta características muito próprias. Notei isso misturando as tintas p as telas de artes-plásticas, vendo q, as vezes, cores muito próximas, têm consistências e diluição muito diferentes.

Tbm podemos observar q, independente da superfície e do tipo de tinta, as cores desbotam em seqüências diferentes; primeiro o a amarelos, depois os vermelhos, verdes, mangentas, azuis, cians, e por último o preto. isso se deve à natureza diferente de cada pigmento.

Através de pesquisa pode-se hoje aplicar tratamentos manuais q se aplicam ao q é geralmente tratado pelo processo sublimático. Podemos acertar imagens para temperaturas variadas de modo a determinar um resultado perfeitamente ajustado, disfarçando q se trata de uma estampa sublimática.



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