sábado, 26 de janeiro de 2013

Qto mais cor, mais qualidade

Há no Photoshop um menu de modos de cor, q vai do mais simples até o mais complexo, tbm em uma escala de qualidade. são eles:

*** Modo Bitmap > ñ é o formato de arquivo bitmap. é um modo de cor restrito, q só informa se o pixel é preto ou branco. embora seja um formato limitado, existem vários usos p este modo de cor; principalmente na simulação de retículas de baixa resolução, como o caso das têxteis.

*** Modo Grayscale > a escala de cor q transforma todos as matizes em luminosidade. os maiores estudiosos do tema eram os diretores de fotografia e figurinistas do cinema preto-e-branco.  Elaborou-se uma escla q atribuia uma porcentagem de luminosidade de acordo c a freqüência de onda da cor. Logo se percebeu que, nas captações em PB, os matizes frios apareciam como escuros, e os quentes como claros.

*** Modo Duotone > monotone, duotone, tritone, quadritone são a mesma coisa; em um tritone, onde é impresso/estampado um ponto de uma cor, é impresso o mesmo ponto nas outras três cores. é algo muito simples e quase nunca é usado, fora por iniciantes. porém, é o fundamento do multichannel, que é o modo de cor mais avançado.

*** IndexColor> geralmente está presente nos gifs, fazendo dobradinha em busca do menor tamanho possível p imagens coloridas. A visão humana dispõe de recursos p perceber 256 milhões de tons cores. uma imagem em IndexColor divide as cores em, no máximo, 256 matizes. p imagens que já são pequenas é o ideal pois os olhos se confundem e compensam o intenso contraste dos pontos de diferentes matizes. Nas grandes, é sempre um desafio construir imagens belas com pucos tons.

*** Lab > formato preparado p ser a grande revolução, trabalha c um canal de luminosidade e outros dois de matiz e saturação. como a luminosidade é muito semelhante ao canal do Black do CMYK, e contando q cada canal de cor representa duas cores opostas, vermelho e verde + amarelo e azul, temos uma imagem com um total de 5 cores, contra as 4 do CMYK, 3 do RGB, 2 do Duotone e 1 do Grayscale.

*** Multichannel > É o formato mais avançado. possibilita a construção de imagens de número ilimitado de cores. Seu sistema de construção de cor é aditivo, ou seja, similar ao CMYK; porém com muito mais possibilidades. Nas curvas, por exemplo, é possível abrir a janela curves com todas as curvas do multichannel, ñ importando quantas são; 20, 30, 40, ñ importa.


ou contrate bate-papo informal sobre o assunto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.